Vida desenrolada é para quem sabe agir

Vida desenrolada é para quem sabe agir

Neste artigo você vai aprender como melhorar sua produtividade e irá descobrir que atitudes roubam sua energia e consequentemente seu tempo.

O que é ser produtivo?

Ser produtivo significa produzir mais ou melhor de algo, gastando menos energia, menos tempo e com isso ter mais disponibilidade para pensar, criar, se divertir.

Significa principalmente, ter equilíbrio.

Fatores atrapalham a produtividade

  • Desorganização. Não planejar o que vai fazer durante o dia e não estabelecer prioridades.
  • Falta de foco: Se você de distrai do objetivo você não chega aonde quer.
  • Falta de propósito: Se você não tem um porquê para levantar da cama, fica difícil buscar motivo para a ação, ou seja “motivAção”. Você faz o que gosta ou precisa fazer o que faz? Se você precisa, não tem problema, a maioria da população mundial vive assim. Mas procure encontrar felicidade nisso. Se Você procurar fazer bem feito, dar o seu melhor, você vai acabar ficando bom nisso e irá se destacar na função. Com reconhecimento e algum ganho a mais, quem sabe você não redescobre prazer no seu trabalho?

Agora vamos falar da vida real

Viver é solucionar problemas. Isso não tem fim, portanto você precisa aprender a eleger prioridades.

  1. Não deixe problemas sem resolver. Tem que escolher a cor da casa, escolhe logo. Tem que arrumar a torneira, arrume logo. Se você deixa por fazer, no fim da semana você se encontrará desmotivado porque tem várias pendencias.
  2. O que você não consegue resolver de imediato, pergunte-se: o que preciso fazer para resolver? Veja que, nesse momento, você deixa de olhar a tarefa inteira e passa a resolvê-la por partes.
Por que
esse é o único caminho para a sua felicidade? Se você não se executar você
perde energia por causa dos conflitos internos. 

Pense: do que adianta ser responsável se você não tem disciplina?

Ser responsável é ótimo. Você sabe o que tem que fazer, quais suas obrigações. Mas sem disciplina você não faz, aí fica se cobrando por não ter feito. Esse comportamento conflituoso consome energia. Você sempre estará com a cabeça num lugar e a vontade em outro. Queria estar na festa, mas tem que entregar um projeto, ou você está na festa, as pessoas estão se divertindo, você até dá umas risadas, mas logo volta a pensar no que não fez, no que deixou de realizar, de entregar. Até quando você vai seguir assim?

Observe se aquilo que você deveria fazer não está perdido no meio de coisas menos importantes

Na hora que estiver realizando a prioridade, os pensamentos que surgirem no meio das tarefas, você anota. Por exemplo: preciso enviar um email. Anote essa informação. O cérebro vai gostar de saber que a situação está sob controle, pois você deu atenção para aquela lembrança. Anote e continue a tarefa.

Divida o trabalho em etapas

Faça isso, mesmo de forma lenta. O início é assim mesmo. A maioria das tarefas difíceis não são feitas porque pensamos em realizar o trabalho inteiro e aí ficamos desmotivados. Divida a tarefa por partes como receita de bolo. Você vai perceber que executando pequenas porções do todo, você vai terminar antes do esperado.

Não existe trabalho que não possa ser executado, contando que seja decomposto em pequenas partes.

Henry Ford

Coloque atenção plena no que você está fazendo. Uma dica muito produtiva é a técnica Pomodoro. Funciona assim: a cada 25 minutos de atividade você para 5 minutos. A cada 4 Pomodoros completados você dá uma pausa de 30 minutos.

Essa é uma técnica que te ensina a trabalhar por blocos. Por partes. Quando você menos espera a atividade completa estará pronta.

Tendemos a perder o foco porque focamos nas possibilidades negativas. Com motivação, olhar o lado bom das coisas, a produtividade aumenta. Você precisa escolher se quer achar ouro no seu dia a dia ou apenas sujeira. Qualidades ou defeitos.

O trabalho vai fluir porque seu consciente não trabalhará com ansiedade e o subconsciente te dará energia para continuar.

Simplifique a vida e tenha foco

  • Você pode depurar, delegar e eliminar as atividades que não contribuem para suas metas.
  • Faça o que pode ser feito de imediato.
  • A melhor forma de mudar o que você acredita sobre si mesmo é mudar de verdade sobre você. Nenhuma ferramenta ou livro de autoajuda farão milagre sobre seus pensamentos e ações. Só você pode operar essa mudança.

Seja seletivo com os amigos

Ser produtivo depende de motivação. Estar com pessoas que te puxam pra baixo atrapalha seus resultados. Você tem uma meta, como por exemplo começar a fazer um curso e aí uns vão dizer: pra quê? Você já trabalha o dia todo.

Hábitos que fazem a diferença

Quem quer seu bem apoia as decisões que te farão crescer.

  • O seu dia será definido pela forma com que você encara o seu despertar. Mexer no celular ao acordar rouba energia. Prefira meditar, agradecer e fazer uma atividade física. Depois disso, o celular pode entrar a rotina.
  • Consuma alimentos saudáveis, beba água ao acordar, coma menos trigo, mais fruta e castanhas.
  • Conviva com pessoas ativas e você terá um bom parâmetro de desenvolvimento pessoal e alta performance.

Não se esqueça: ser responsável sem ter disciplina vai aumentar seus conflitos internos.  

Grande abraço!

Compartilhe esse artigo para que outras pessoas tenham acesso a essas dicas de produtividade e eficiência.

Fechar Menu